terça-feira, 7 de abril de 2009

Mountainboo

.
Esta minha segunda bicicleta eu construí em tempo recorde. Foi um projeto simples que também deu muito trabalho mas consegui concentrar muitas horas de trabalho em duas semanas.
.
.
Meu plano foi serrar o quadro de uma bicicleta velha que eu tinha e substituir os três tubos principais pelo bambú. O problema é que cada vara teria que ser trabalhada para entrar super justo sendo que era preciso martelar elas para dentro e tirar algumas vezes para ajustes. Esse trabalho foi necessário para afinar o alinhamento que eu fazia com uma grosa.
.
Como da para perceber pela foto abaixo o bamboo do meio é mais grosso e fica por fora do pedaçinho de aço. Isso é essencial para evitar o exesso de flexibilidade característico desse material.
.

.
O momento de colar as três varas teve que ser planejado com uma ordem de montagem pois caso eu colasse o bamboo de cima primeiro, por exemplo, ficaria impossível colar os demais depois. A hora de usar o Poxipol é sempre a mais emocionante já que essa cola endurece em 10 minutos mas tudo tem que ser feito em menos de dois minutos pois depois disso a cola começa a se tornar uma massa densa e perde as características adesivas. Se algo da errado nessa parte do processo não ha o que fazer além de recomeçar tudo e com material novo.
.
Logo que a bike ficou pronta começaram os test-drives. A primeira volta foi uma ida até a Rodociclo que fica a uns bons quilômetros da minha casa. Primeiro eu nem subia e logo que senti um pouco mais de confiança pedalei umas subidinhas, mas subir calçadas nem pensar. Na volta eu ja não queria saber de nada. Pedalei subindo, descendo, subi as calçadas e cheguei a esquecer que era a recém a primeira volta dela.
.
Mais uns dias e ela se tornou minha bike do dia-a-dia. Até hoje é ela que me leva para a OSPA (Orquestra Sinfônica de Porto Alegre) onde trabalho.Porém tive um probleminha . As duas varas superiores entram um pouco para dentro do que restou do antigo quadro de aço mas o bamboo que fica na vertical ficou por fora e a junta da parte de baixo aguentou só uns dois meses e depois soltou e por isso tive que planejar uma forma diferente de prender aquela parte. Depois de algumas tentativas que não deram certo tive a idéia de usar abraçadeiras. Uma principal no bamboo e as outras presas nessa principal passando por baixo do movimento central. Depois para dar mais tensão nas abraçadeiras eu soquei uns parafusos nos lugares onde a abraçadeira se afastava um pouco. Junto com isso Poxipol para garantir, heheh
.
Da para ver na foto que não ficou muito bonito mas minha prioridade é sempre exagerar na resistência da bike.
.

.
Já fiz vários passeios como o da foto abaixo pelas estradas de chão por volta de Caxias do Sul e completei o AUDAX 200km de Porto Alegre desse ano com ela.
.

.
A última mudança foi instalar um sistema de duas marchas "fixas": uma quando pedala para frente e a outra quando para trás como da para ver abaixo. O sistema se chama Retro-Direct drive e é extremamente simples. Foi o primeiro sistema de marchas. Antes só haviam bicicletas de roda fixa ou livre.
.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário