quarta-feira, 1 de abril de 2009

Primeira Bamboo Bike

.
Eu sempre tive interesse em iniciativas em relação à ecologia e por isso o bamboo me chamou atenção. Esse material tem características mecânicas impressionantes como sua leveza, resistência e flexibilidade. Essa última que torna o material ainda mais forte pois em vez de quebrar ou trincar ele absorve os impactos.
.



.
Para evitar o exesso de flexibilidade além de escolher uma espécie boa deve-se usar varas com um bom diâmetro e isso eu ainda não tinha descoberto ao construir a minha primeira bike.
.
Ela ficou super boa em si e sem dúvia satisfez minha espectativa que foi construir uma bike forte e com boa estabilidade. O principal problema é que quando eu pedalo mais forte como para subir ou acelerar a bike inteira torce um pouco mas todos problemas servem de aprendizado para a próxima!
.
Começei a fantasiar com essa bicicleta quando um amigo e colega de trabalho comprou uma reclinada holandesa lindíssima, equivalente a uma ferrari a pedal!! Certo dia eu estava no sítio de um conhecido e vi alguns bambus de estaca para umas plantas mortas e achei um desperdício. Abaixo tem a foto de mim levando numa Barra Circular as varas que se tornariam minha primeira bici de taquara:
.

.
Logo que os bamboo`s chegaram na minha casa começei a experimentar diferentes configurações e logo cheguei ao desenho abaixo que já é muito parecido com o que a bike se tornou.
.

.
Tendo como princípio que muitas coisas que eu projetava no papel não faziam sentido na prática eu segui o projeto por experimentação e fui resolvendo os desafios das conexões à medida que eu avançava com o projeto.
.
.
O resultado foi uma bike bem rústica e que atrai as mais variadas reações e comentários como:
.
"ô, vamo espreme esse negócio aí i fazê um cáldo de cãna!"
.
"ê, tu aí: robô um páu de varau pra faze issa-í?"
.
"Aa, essa aí tem ferro por dentro..."
.
.
.
heheh e por aí vai
.


.

6 comentários:

  1. Oi Klaus,

    Legal que agora tb tens blog!!!
    Já estou seguindo ele.
    Estás convidado a seguir o meu tb.

    Abração,

    FRANZ

    ResponderExcluir
  2. Klaus , Parabéns pelo Blog, e parabéns pelas Bikes de bambu!

    ResponderExcluir
  3. Klaus, parabéns pelo blog! Meu nome é Marco Trevizan e acabo de adquirir um triciclo reclinado HP3. Sempre gostei das reclinadas e, como sempre admirei a tua iniciativa e criatividade, não poderia ficar sem manifestar um apoio ao blog. Mais uma vez parabéns e muitas pedaladas por ai a fora! Abraço, Marco.

    ResponderExcluir
  4. Amigo Klaus,parabens. Tomei conhecimento do "Mundo das Reclinadas" pelo o Olavo, em seu Fotolog. Mostrei a minha reclinada feita em fiberglass e ele postou. Hoje faço tambem as MTB em fibra e bambu. Gostaria de trocar algumas idéias a respeito, já que você fêz longas viagens com as mesmas. Meus parabens e um abraço. S. Cunha.

    ResponderExcluir
  5. Hola soy Megumi de japonesa!
    I really empathize with your bamboo bike project,
    it's really cool.
    So I think you'll like my website "ecoideasnet" (http://eco-ideas.net/) also if you'll be fine please become a fan of our facebook fan page(http://www.facebook.com/pages/ecoideasnet/153887611624?ref=search&sid=639048065.3407456893..1)

    Hope you like them!!

    ResponderExcluir
  6. É demais o que você faz! Parabéns pelo trabalho, as bikes de bambú ficam lindíssimas.

    http://alaska-ushuaia.blogspot.com

    ResponderExcluir