sábado, 28 de agosto de 2010

AUDAX 50 + 50 + 50 ... + 50 +50





Amigos deste pequeno planeta!!

Fim de semana passado completei mais um AUDAX. Desta vez foi um mais curtinho, quero dizer uma porção de mini-AudaXes em um só. Convenhamos que pedalar 600 quilômetros é desumano porém pedalar 50 mais 50, mais 50, da uma paradinha, mais 50 aí tranquilo!! :-)



Minha maior alegria e conquista dessa prova foi que eu completei os 612kms tranquilo, sem nenhuma dor, no máximo algum desconforto e só!!!! Agora estou me preparando para o Audax Hum mil quilômetros e assim como em todas outras provas uma das minhas motivações é mostrar que não é preciso comer carne nem para ser um atleta.



Desta vez também consegui fazer parte de algumas panelinhas durante a prova. Todos outros Audaxes eu passei muito pouco tempo com alguma companhia mas desta vez foram uns 250kms sem estar sozinho! Em todo trajeto até Santa Cruz, km157 eu pedalei junto com um amigo trompetista de longa data, Jordelei mais a Simone e outro companheiro que não me lembro o nome. Depois seguí sozinho e quando novamente veio a noite me juntei com um ciclista gente finíssima, Daniel e pedalamos juntos a pior parte de todo trajeto que foi a região de Encruzilhada do Sul pelos aclives fortes e intermináveis.




Nessa parte tenebrosa do trajeto eu desconfiei que tinha alguma coisa me sugando energia e já perto de Pantano me dei conta que da última vez que eu tinha tirado e posto o garfo de volta eu deixei de fora um espaçador e por isso não consegui dar aperto suficiente na caixa de direção.

Eu tinha que dar um jeito mas não sabia como. Com certeza eu não iria encontrar um espaçador então teria que ser uma engembra mas com o que? Fui esperto em espalhar meu problema por todos ciclistas para ver se alguém surgia com alguma solução. Um ciclista muito querido, Gilson, me falou: Por que tu não usa moedas? Não entendi, já tinha quase 400kms e minha criatividade estava um pouco lenta mas devagarito foi caindo a fixa! A imagem abaixo mostra a solução a la Macgyver que solucionou de vez o problema!!



Eu estava em cima do tempo por ali, quase sem margem para descansar porém depois de apertar bem o movimento central eu saí chispando e cheguei em Porto Alegre a 1h e 35min do tempo máximo.

Porém não foram tudo belas borboletas quando solucionei aquele problema. A bici de fato voltou a ficar 100% depois de apertar o movimento central que em bicicletas reclinadas é essencial que esteja fixo. O porém foi que logo começou a nascer o segundo dia sem eu dormir nada, só com direito a alguns descansos michurucas. Eu sou tranquilo para me manter acordado 90% do dia mas tem um período que é meu ponto fraco: do nascer do sol até ele nascer de vez.

No segundo amanecer não foi diferente, pelo contrário foi especialmente difícil manter aceso o processador. Isso foi logo depois de sair de Santa Cruz voltando a Porto Alegre no caminho que passa por Vale Verde. Tinha uma neblina super densa e difícil de enchergar e minha mente estava com dificuldade de discernir o que meus olhos viam. Por fim começei a ter algumas alucinações: um arbusto mais uma placa me parecia uma pessoa arrumando a cerca. Depois lá adiante uma curva bem comprida e no meio da neblina dois caminhões. Pera aí, um só! Não, ué, que estranho, um aparecia e desaparecia EPAAAA!!!

Eu estava dormindo e pedalando ao mesmo tempo! Imagino que foram 5 segundos fora do ar mas não tenho como ter certeza. Depois desse susto ainda foi difícil me manter bem alerta até sair bem o sol. Até lá mais uns galhos de árvores somados a coisas diversas pareciam pessoas até eu chegar bem do lado. Depois voltaram a funcionar as baterias do meu corpo e chispei até Porto Alegre numa boa!



9 comentários:

  1. Grande Klaus! Assustadora a parte das alucinações, te planeja para dormir umas horas num PC nos 1000km.
    Parabéns, e tô contando com tua participação na RAAM heim! Já pensaste na ideia?

    ResponderExcluir
  2. Valeu Olavo!!

    Claro que já pensei! Vamos por partes, primeiro Hum mil(o "H" é para não confundir tipo em cheque, heheh) depois um bom Paris-Brest-Paris. Conto com o Artur para eu poder participar do mil já que eu e ele revezamos os concertos da OSPA.

    Completando 1.000kms aqui da para completar o Paris-Brest-Paris já que aqui quase não tem uma reta sequer.

    Queria poder já ter minha super light pronta para os 1.000Km mas vai ser difícil, preciso de ajuda na oficina.

    ResponderExcluir
  3. Com certeza o Klaus é o Lance Armstrong das reclinadas e vai tirar de letra tanto este audax de 1.000 kms quanto o Paris=Brest-Paris, deixando os europeus boquiabertas...

    To esperando minha reclinada de bamboo ficar um bólido, aí talvez possa arriscar pedaladas mais longas e ousadas.

    Sergio Surdo

    ResponderExcluir
  4. Klaus !!
    Parabéns, nosso ídolo! E em breve mais um atleta vegano no mundo! E um atleta músico: pode haver alguém mais completo?
    bjs
    Naza (vou te enviar por e-mail o contato para ajuda na oficina)

    ResponderExcluir
  5. Klaus, tive o prazer de pedalar alguns Audax no qual tu estava presente, e sigo teu blog com admiração. Na primeira vez vez que vi tua Bike, achei que não conseguiria completar 200 Km. Mas depois de ver teu blog, já percebi a algum tempo que para ti não há limites de pedaladas e distancias.

    ResponderExcluir
  6. Puxa quanto orgulho eu tenho de ser tua amiga. Lamento não estar no 600 para te dar uma massagem nas costas hehe, mas fiquei na torcida por ti pois és meu ídolo.
    Bá guri sou tua admiradora!

    ResponderExcluir
  7. Não custa lembrar: os espaçadores só são necessários para tirar a folga até que se aperte o avanço. Depois de apertado, pode até tirar a tampinha fora, que vai na boa.

    Ah, e vê se termina a carenagem traseira para o Hum mil (mesmo que não fique tão leve...).

    Abraço, e parabéns!!

    ResponderExcluir
  8. Amigos que alegria receber tanto apoio!!

    Estou me planejando para o Paris-Bamboo-Paris 2011.

    Pesquisando descobri que não é necessário participar do 1.000km aqui e é uma sorte pois essa semana do hum mil tem concerto com o chefe Karabchevsky e vai ser difícil conseguir folga.

    Ano que vem Paris vai ver o primeiro atleta vegano a completar a prova com uma reclinada de bamboo, :-)

    Por agora vou treinando bastante e preparando uma nova nave para a aventura.

    ResponderExcluir
  9. Oi Klaus,
    Muitoooo legal sua bike de bamboo.
    Já fiz o audax Floripa 2x. Você já veio para cá?
    Já vi umas bikes reclinadas nos audaxs aqui ... mas não me lembro de ter visto uma de bamboo.
    Adoreiiii.
    Gostei mais ainda qdo você escreveu que dá para fazer tudo isso sem comer carne ;)
    Quem me indicou seu blog foi um colega de Santa Cruz, o Claiton,
    PARABENS!!!
    Abs
    Aline

    ResponderExcluir