terça-feira, 28 de abril de 2009

Carreteira - Bamboo Recumbent Bike

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O nome da terceira bike vem da aventura conquistada nesse verão em que eu percorri toda a Carreteira Austral.
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Construí a bike ao mesmo tempo que fazia os planos para a viajem pelo Chile.
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lá no risco do meio da montanha que continua a estrada
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Percorri 1334km de todo tipo de estrada de ruins, muito ruins a tenebrosas e até um pouquinho de alfalto perto de Coyhaique que tem pouco mais de 30 mil habitantes e foi a maior cidade que eu estive durante a viajem.
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Em outubro do ano passado estes três bambús abaixo já tinham começado a se transformar numa audaxiosa reclinada.
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Nesse estágio eu nem imaginava os grandes desafios que estavam por vir. Desafios estes principalmente relacionados ao alinhamento da caixa de direção, movimento central e o resto da bicicleta e também em relação a prender as gancheiras tudo isso levando em consideração que deveria ser atingido o máximo em resistência em cada parte.
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Durante a construção eu tive comigo uma outra bicicleta reclinada de um amigo como referência. A bicicleta é a reclinada IPÊ de um fabricante brasileiro. O nome se deve as primeiras bicicletas produzidas por ele que eram de madeira da árvore IPÊ.
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O principal motivo de ter essa bicicleta foi testar a ergonomia da reclinada com todos os ângulos possíveis referentes ao banco uma vez que esse projeto foi todo feito sob medida para mim e não ha possibilidade de ajustes. Para as distâncias entre banco e movimento central, etc eu não precisei nada mais que minhas próproias medidas.
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O último passeio dessa bike foi o AUDAX 300km aqui de Porto Alegre em que eu errei o percurso e com isso ganhei 18 quilômetros a mais, furou duas vezes o pneu traseiro cada furo separado 2min um do outro pois havia um caquinho de vidro escondido lá dentro. Outro infortúnio foi ter estourado um Power gel no meu bolso e com isso meu calção ficou um grude, éca!! Justamente por esses problemas no percurso que foi especilmente emocionante completar a prova em tempo.
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Meu próximo projeto em relação a essa bicicleta é desenvolver a tração dianteira que vai simplificar o sistema e possivelmente diminuir o peso pois diminui muito o comprimento da corrente. Antes disso pretendo criar um garfo de bamboo com o espeçamento necessário para introduzir um cubo "traseiro". Ao invés de usar somente uma grande polia, na altura do movimento central, quero por duas para repetir a experiência que tive com a MTB de "Retro-Direct Drive" em que ha uma marcha quando se pedala para frente e outra marcha pedalando para trás.
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A grande vantagem desse sistema é que além de possibilitar usar outros músculos tudo fica mais simples depois de ajustado.
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Link`s dessa bicicleta:
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Reportagem do RBS esporte:
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10 comentários:

  1. Os "desafios" do Klaus são caixa de direção, movimento central, alinhamento... Andar 1300 km de estradas ruins, muito ruins e tenebrosas (haha) e de quebra um audax 300 não é nada. Vá em frente, amigo!

    Abraços.

    Raul

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  2. OI Klaus,

    Muito legal o post.
    Fiquei curioso quanto ao que você falou sobre tração no final do post.
    Quando lhe encontrar vou pedir você me explicar como o tal "Retro-Direct Drive" funciona.

    Abração,

    FRANZ

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  3. Grande Klaus! Tudo tranquilo. Demorei mas saiba que sou seu maior fã aqui no Distrito Federal. Quando possível, mande notícia. Grande abraço meu rei!

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  4. Olá Klaus! Parabéns pela sua criatividade. Sou Eng. Agrônomo e ciclista de fim-de-semana em Maringá-PR. Há tempos tenho vontade de fabricar minha própria bike. Queria fazê-la de madeira, mas o bambu é um material mais interessante e de "fácil" manuseio. E, justamente procurando referências na net, encontrei seu blog. Gostaria de saber como vc resolveu o problema das junções entre as hastes de bambu? Usou apenas resina epóxi ou também parafusos e abraçadeiras?
    Abraço
    Odair J. Marques

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  5. Legal as suas bikes de bambu.
    Eu também fiz uma bike de bambu, uma estradeira. Estou pedalando ela desde janeiro, todo santo dia, e nenhum problema. Mesmo sofrendo alguns acidentes com ela, o quadro não apresentou nenhum sinal de fadiga.
    Abraço e boas pedaladas!

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  6. Incrível. Tirei o chapéu pro teu trabalho!

    Te desafio a fazer de bambu uma flauta e bicicleta ao mesmo tempo! Será que é possível? Shuahushua!

    Charles

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  7. olá Klaus,

    dando uma zapeada na NET, encontrei um link que pode te interessar...
    veja
    http://bicivilizate.cl/2009/09/01/flavio-y-sus-bicicletas-de-bambu/

    abraços, ninki

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  8. Legal Klaus !!!Abraços!!!!

    PECO!!!!

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  9. e aih mano!!! muito bacana sua bike, eu jah construi uma trike reclinado e estou na faze de projeto de uma bike reclinada, meua parabens pelo seu projeto

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  10. GOSTEI MUITO CARA DA SUA VOU FAZER UMA NESTE FIM DE SEMANA SE DER MANDOAS FOTOS AH! JA TENHO UMA TRIKE SCORPION MINHA PRODUÇÃO FICOU BACANA QUEIZERAM ATE COMPRALA MAS NÃO VENDO AINDA FICA COM deus E MUITO SUCESSO

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